O real objetivo das interações e brincadeiras na Educação Infantil


As práticas pedagógicas na educação infantil devem ser permeadas de interações e brincadeiras que possibilitem as crianças terem experiências que provoquem aprendizagens significativas nas quais não esquecerão pelo resto de suas vidas, pois essas experiências ficam marcadas na vida delas.

Muitos não sabem o real motivo dessas práticas, pensam que brincadeiras não educam, o que é um erro, pois a melhor maneira da criança aprender é justamente brincando. Esse é o mundo infantil que não poderá ser confundido com o mundo adulto.

O educador dessa faixa etária precisa ter a sensibilidade de perceber que educar crianças é voltar a ser criança, pensar como criança, para então levar a mesma ao desenvolvimento de suas potencialidades. Por esta razão a proposta curricular da Educação Infantil deve ser feita pensando nessas dimensões, como eixos norteadores as interações e brincadeiras. Vejamos o real objetivo dessas práticas no contexto da educação infantil:



  • promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;



  • favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  • possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
  • recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
  • ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas; 



  • possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
  • possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
  • incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
  • promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
  • promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
  • propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
  • possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos. 


  • Cabe a cada instituição de ensino estabelecer seu modo de integração das experiências das crianças de acordo com sua realidade social e cultural, como também, de suas características regionais e locais.


    fonte: DCNEI  


    Imagem Livro Digital





    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    A Importância da Afetividade

    Educação dever da Família e do Estado