Aprendizagem versus afetividade

O afeto da criança pela professora é algo motivador no sentido de que esses laços de sentimentos mútuos são alicerces para uma aprendizagem significativa, isso porque as emoções e os sentimentos são o gás que leva a criança ao desejo de querer aprender.
O afeto é o combustível necessário que impulsiona ao conhecimento, ou seja, o querer aprender porque se gosta de quem ensina. As crianças pequenas são movidas pelos sentimentos, se elas gostam da professora isso faz toda a diferença na aprendizagem, pois as motiva a agradar quem se ama, no caso, a professora.
Não é de hoje que se percebe essa importância da afetividade em sala de aula para o desenvolvimento da aprendizagem, a muito os autores que tratam do assunto enfatizam que aprendizagem e afetividade estão intrinsecamente ligados.
A inteligência da criança depende do bom funcionamento de um todo, a aprendizagem acontece muitas vezes por estímulos, e o afeto é o principal deles. A criança é estimulada a estudar e aprender quando o faz com uma professora da qual ela gosta e admira, às vezes ela pode não gostar do conteúdo, mas se dedica para agradar a sua professora que é tão amada e estimada pela criança.
A aprendizagem da criança será mais significativa se estiver ligada à afetividade, esta é como um ímã que atrai à criança na busca do saber, ela incentiva, entusiasma, motiva, interessa e faz com que o ato de aprender seja com prazer e seja divertido. A criança se sente atraída por aquilo que se aprende porque o faz com afeto, com emoção, com sentimento, com sabor do amor, do carinho, do respeito.
Isso e muito mais você encontrará no livro "A Importância da Afetividade Para o Desenvolvimento da Aprendizagem da Criança na Educação Infantil".
Imagem ebook 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O real objetivo das interações e brincadeiras na Educação Infantil

A Importância da Afetividade

Educação dever da Família e do Estado